Vício

Ok, vou fazer uma revelação: eu desenho em livros que ainda estou lendo. É que… eu simplesmente não consigo me segurar, se estou lendo um livro e tem um lápis perto de mim dando bobeira, não dá outra, vou lá e rabisco algumas páginas. Claro que às vezes tenho o “bom senso” de rabiscar em páginas que já li, mas não adianta, acabo cometendo esse ato “insano” em um objeto tido como ‘imaculado’.

A última vítima foi o livro Entre os atos, da Virgínia Woolf, venho me arrastando lentamente nessa leitura (desculpa Virgínia, talvez eu não seja boa leitora o suficiente para a grandeza de suas obras, pois em muitas delas a minha leitura se dá de maneira lenta, mas não desisto de você, Nunca! rsrs), aí fica mais difícil ainda não me distrair no virar de uma página e outra fazendo rabiscos aqui e ali.
Sim, tenho um sentimentozinho de culpa ou desrespeito, quando faço isso em livros que não comprei ou ganhei para a finalidade de rabiscar, mas é vício, é maluco, vai muito além do meu controle. O que posso fazer para evitar é tentar não ter lápis ao meu alcance, mas além do meu quarto ser pequeno e bagunçado (sempre tem lápis e papel em todos os cantos do quarto e da casa também), sempre deixo lápis do lado da cama, ou na própria, pois eu gosto não só de rabiscar , mas também gosto de grifar frases e passagens que me chamam atenção durante a leitura (como essa em Mágico de Oz), ou seja, vai ser uma questão de árdua disciplina eu parar de desenhar nos meus livros.
Em relação ao rabisco acima (gosto muito), ele não se enquadra no caso aqui relatado, pois foi feito em um dicionário antigo que ganhei de um amigo justamente para essa função (bons amigos são aqueles que além de te dar algodão doce com um sorriso lindo no rosto, também são os que te dão livros para você rabiscar). Escolhi essa imagem para falar sobre esse assunto pois a acho sutil e gosto como as palavras ao fundo ajudam compor todo o desenho

Enfim, creio que em cada mundinho secreto e sombrio há pecadilhos que fazem parte da índole de cada um, e esse é um dos meus!

Linda quinta-feira para todos

8 pensou em “Vício

  1. Elisa Mello

    Eu nunca tinha visto um trabalho assim como o seu, de rrabiscar em livros, mas eu acho isso muito legal, e isso se torna uma caracteristica sua e dos seus livros. Confesso que antes eu tinha um muita dó de riscar livros, sublinhava algo só se realmente fosse muito importate e de lápis para que eu pudese apagar depois. Mas depois de ver seus desenhos tenho milhares de inspirações e também rabisco mesmo! hahah (as vezes tenho um pouquinho de dó de rabiscar ainda huahau)
    Obriagada pelas inspirações Rayani! 🙂

    Responder
  2. Dinha Vieira

    Posso dizer que fico cada vez mais encantada sempre que entro aqui e conheço mais um pouco da sua arte? haha Desenhar em livros é nova pra mim! Mas eu adorei o resultado e, mesmo que eu não tenha essa coragem, achei lindo demais. E, por mais que sejam livros, fazer seus rabiscos neles nunca será desrespeito. Você tem um dom bonito demais pra isso. haha ♥
    Beijão, Unsaid Things

    Responder
  3. Rafaela Ribeiro

    Foi através de você que me peguei querendo desenhar em livros também, sabia? Vez ou outra vem uma inspiração e um coceira na mão no meio da leitura e eu acabo desenhando ali mesmo … sem mesmo ter terminado de ler o capítulo todo 😛 Ok que os meus desenhos são apenas rabiscos perto das tuas obras de arte, mas acho interessante essa “pausa” ou “desabrochar” da imaginação através do desenho, das cores, dos traços.

    Beijos mil ♥

    Responder
    1. Rayani Rodrigues Melo

      Gente, olha a responsabilidade (ou irresponsabilidade), eu influenciando você a rabiscar livros.
      Tá na hora de começar mostrar esses rabiscos seus pra gente heim, (iiirl, ficarei no seu pé agora, há)
      E não tem nada disso, os meus também são apenas rabiscos. =]

      Obrigada
      Beijo!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *